terça-feira, maio 29, 2007

A chamada de longa distância

Este sábado, atendi o telemóvel. Lá longe, no mar Egeu, de uma ilha cujo nome de exotismo histórico e veraneante não consegui fixar, ouvi entrecortada a voz de meus amigos. Os meus amigos interromperam por instantes o seu sábado de cruzeiro paradisíaco para, em frente aquela praia de areia branca – ou seria, menos poeticamente, cascalho? – se lembrarem de mim.

Senti que fazia lá falta, senti que me faziam falta, arrependi-me de não ter ido. Mas fiquei de dia feito.

Pelo auricular, no meio dos “como vão, como está o tempo”, vieram as primeiras certezas e as primeiras dúvidas, copos de cerveja em mesas de fórmica à beira-praia, o silêncio do estudo de madrugada, passes magistrais para golo (e alguns grandes frangos), confidências eufóricas e segredos bem guardados, ténis à porta das tendas, luzes de discoteca, psicadélicas, e angústias de fim de festa, igualmente psicadélicas, mãos que seguraram as mãos dos meus filhos, risota de segunda fila em dia de casamento, curvas apertadas nos carros emprestados pelas mães, orgulhos de primeiro emprego, noites de conversa mole e dura à luz da lua, sorrisos que abriam a porta. E também umas quantas zangas, poucas, uma ou outra irritação, alguma desanda mais ou menos merecida.

Eu e os meus amigos, contas feitas, estamos à moda do Porto: não há dívidas pendentes entre nós. O que devemos uns aos outros pusemos numa conta comum, já com uns anitos de juro e um capital de respeito.

Perguntou-me um dia a minha legítima: “porque é que não casaste com eles?” A bem dizer, não sei. O facto de serem feios e felpudos terá contribuído de forma não desprezável. Ou talvez porque o nosso sacramento não se celebra em casa, mas em qualquer esquina, de Paris, de Atenas ou da Charneca da Caparica, onde um tipo calhe de se encontrar.

Se calhar nunca vos disse, seus cabrões! Mas gosto muito de vocês!

4 comentários:

NunoF disse...

Lembra-te destes sentimentos quando jogares novamente um 6 de espadas e esses teus amigos forem teus parceiros...


Bom post!

CMata disse...

Tens razão! Ontem já me arrependi.

Cristina Rodo disse...

Olha, quanto a mim o que tenho a dizer é que te estás a passar... Então e é feito dos posts impessoais a debater as condições do nosso mundo e essas tretas? Não, é que assim não há condições... Queres escrever posts destes vai escrevê-los para o meu Blog caraças, aqui não se puxa à lagriminha, é para homens de barba rija... E ainda ameaçaste também roubar-me um tema já publicado... Bem, bem... se quiseres trocamos um bocadinho tu vais para "A Sopa" e eu venho para o "speak"... LOL havia de ser bonito...
Dito isto, sei que estavas mais a pensar no "lançador de santolas" mas... EU também gosto muito de ti!!!

CMata disse...

Tens toda a razão, não se irá repetir.

Próximo post sobre como extrair informações a suspeitos com berbequins e serra elétrica.